segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ira!

Eu não sou a melhor pessoa pra falar sobre isso. Mas tem coisas que de fato incomodam a gente e nos perseguem e temos que controlar todos os dias. Dificilmente acreditaria se alguém chegasse até mim e dissesse: "Eu nunca fiquei com raiva!". Talvez se algum recém nascido falasse, eu poderia até acreditar, mesmo assim duvidaria, pois muitas vezes nascem tão chorões e com aquele rosto cheio de ira, vermelho, como se dissesse: "Por que você me tirou de lá? O que eu fiz pra você? Estava tudo bem na barriga da minha mãe!".
As vezes só queremos ficar no nosso lugar quieto, aconchegante, quente, da forma que mais gostamos, e quando somos tirados de lá, nos iramos, ficamos com muita raiva, brigamos com qualquer um que tente nos explicar, com qualquer um que tente nos ajudar.
Por muitas vezes passamos por situações inusitadas, das quais não sabemos como agir, e nem temos alguém ou algo para nos dizer o que fazer.
Pensando nisso, me lembro que certa vez um amigo meu chamado Dal, em uma de nossas conversas de roda (isso faz um bom tempo), ele disse uma coisa interessante, que eu já tinha escutado várias vezes, mas aquele dia soou como se eu nunca tivesse ouvido, que ele usa a Bíblia não só para aprender mais de Deus, mas que também ela é como um manual, como se fosse um manual da vida, de como agir. Desse dia pra cá, a maioria das situações que não sei como agir, eu vou até a Bíblia procurar o que devo fazer.
Eu sempre fui uma pessoa tranquila, aquela que fica no canto, sem incomodar ninguém, nem opinar sobre muita coisa, mas explodo muito rapidamente quando pisam no meu calo, fico bastante irritado quando me incomodam, ou seja, sou o falso tranquilo, quem me conhece sabe disso. E eu estava bastante chateado com isso, porque eu estava explodindo muito fácil, essas situações de me incomodar com alguém ou de pisarem no meu calo tem acontecido com mais frequência e isso estava me deixando triste porque eu não sabia como agir.
Então fui até a Bíblia procurar como agir quando esse tipo de coisa acontecer. Fui até Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, encontrei algumas coisas, mas nada que fosse parecido com o que estava acontecendo comigo. Até que eu fiquei procurando nos passos de Jesus, quando foi que ele ficou irado quando alguém o atingiu com palavras ou quando alguém o incomodou.
Até que eu percebi que Jesus tinha uma forma pra lhe dar com essas situações, e que elas também aconteciam com Ele. Então vou contar uma história pra vocês.

Certa vez, era um sábado, e Jesus e seus discípulos iam até a sinagoga como de costume. Os fariseus ficavam sempre observando Jesus no sábado para saber o que Ele iria fazer, para procurar acusá-lo de algo (porque o sábado era "santo" para os Judeus). Na sinagoga havia um homem que tinha uma das mãos mirradas, e os fariseus sabendo que Jesus vinha curando enfermos de cidade em cidade, observava para ver se Jesus o curaria e dessa forma o acusariam levando a sinédrio. Jesus conhecendo o pensamento dos fariseus, chamou o homem que tinha uma das mãos doentes para o meio da sinagoga e perguntou a eles: "É certo curar no sábado? É certo fazer o bem ou fazer o mal? Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dalí? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? E disse ao homem: Estende a mão. Estendendo-a, e a mão ficou sã como a outra."

Tudo bem, e o que essa história tem haver com tudo aquilo sobre ira?
Este não foi o primeiro sábado, nem o último que os fariseus procuravam encontrar algo errado em Jesus para acusá-lo, em togo lugar que havia um fariseu, havia perseguição. Eles procuravam a cada palavra, acusar Jesus de algo, porque eles não acreditavam que Jesus era o Messias, na verdade eles não queriam que fosse, porque eles esperavam outro Messias, alguém rico, cheio da fama e da pose. Enfim, imagina por quase todos os dias, você ter alguém te acusando de algo, te perguntando, te questionando, a fim de te envergonhar em público?
Pois é assim que estavam fazendo com Jesus. E o mais incrível é que ele não explodiu com eles. Eu as vezes fico imaginando como foi. Os fariseus questionando e acusando a todo momento e Jesus conhecendo os pensamentos iníquos dos fariseus, se saia muito bem, pois eram muito previsíveis, eles eram como os políticos de hoje, enganavam a população com mentiras baixas.
Naquele momento, Jesus deve ter ficado com raiva com certeza, porque ele era humano, mas ao invés de se irritar e começar uma verdadeira discussão com os fariseus, ele apenas convertia toda a sua raiva em boas práticas e em atos nobres, e foi assim que ele fez com o homem que tinha uma das mãos doentes. Mesmo irritado com os fariseus que procuravam acusá-lo de algo, Ele ainda assim continuou fazendo o que fez em todo o tempo que teve na terra, fazendo o bem a todo momento.

Não deixe que a ira tome conta do seu coração, porque um coração irado é um coração machucado.
E quando você ficar irritado, nervoso, ao invés de explodir de uma vez, e jogar tudo pra cima, pare por 30 segundos, pense e reflita no que vai ser melhor você fazer, continuar irado e discutir com a pessoa, ou converter toda aquela sua adrenalina em boas ações.
Já pensou se toda sua raiva fosse convertida em coisas boas? Quando bem não poderíamos fazer com isso, não é?
Jesus veio para nos salvar e também nos mostrou como viver.

Obrigado Jesus pela minha família, pelos meus amigos, pela inteligência que deste ao homem para que a internet pudesse existir e dessa forma levar a tua palavra mais rápido a todo o mundo. Obrigado porque nos mostrou como agir nos momentos de tristeza, alegria e raiva. Te peço que cada leitor desse blog possa ser edificado. Amém.

"Porque a ira do homem não opera a Justiça de Deus!" Tiago 1:20.

Um comentário: