sexta-feira, 24 de junho de 2011

Comemoração de São João!

Eu sempre me questionei sobre o por que da festa de São João (dia 24 de Junho), Festa Junina, de Santo Antônio, e alguns outros santos que varia de região no Brasil.
E é como eu disse no post anterior, sempre temos as ferramentas para saber, muitas vezes mais do que suficientes, e não utilizamos, que foi o meu caso.
Então, deixando a preguiça de lado, fiz algumas pesquisas e descobri que a comemoração de São João não é uma criação católica, como eu e mais 99% do Brasil pensamos. Na verdade a festa que é chamada de São João, surgiu no período pré-gregoriano e é uma festa pagã do deus Sol Invicto. Comemorações do dia 24 de julho ao paganismo do deus Sol Invicto podem ser encontradas em alguns países do Reino Unido e aqui na América também. As fogueiras, que pensava eu serem tipicamente juninas, na verdade eram acendidas para que pudesse ser visto de longe que alí se adorava ao deus Sol.
Até aí tudo bem, mas como se tornou uma festa Cristã?
Acho que a maioria das pessoas já ouviram falar em Constantino. Foi um imperador romano que ficou bastante conhecido na sua época por sua mudança constante de religião (de uma vez só se dizia adorar a 3 deuses) e suas duvidosas falas, ou seja, era muito mentiroso. Depois de muito mudar a sua religião, resolveu assumir o deus dos imperadores dos séculos anteriores - adivinha quem? - deus Sol Invicto, que era dada uma festa pagã a este todos os anos, acendendo fogueiras, com danças e muita comida.
Porém Constantino não parou por aí, porque o Evangelho começou a se expandir em Roma, graças a Paulo (apóstolo), um romano que se converteu e saiu pregando o evangelho em todo lugar onde Deus o enviava. Então Constantino começou a se ver pressionado pelo povo, porque praticamente Roma estava tomada de pessoas que acreditavam na vinda do Messias e na sua ressurreição, e Constantino gostava de ser famoso e querido pelo povo, e viu o seu império ameaçado, porque os apóstolos também pregavam que Jesus veio como Rei. Então o que restou a Constantino? Trocar novamente de religião, assumir agora o Cristianismo. E assim fez, tornou-se publicamente Cristão.
Porém havia um problema: Constatino não acreditava em nada que dizia o Evangelho. Então o que ele fez? Uniu uma coisa a outra. Pegou as tradições pagãs do deus que ele cultuava (deus Sol Invicto) e fez uma "adptação" para o Cristianismo. Agora ele poderia continuar cultuando o seu deus pagão fingindo ser um Cristão. Como ele era O Imperador de Roma, e agora Cristão, ele poderia dizer o como era que se prestava culto, e as pessoas tinham que fazer, primeiro porque era imperador e depois porque se disse Cristão e inspirado por Deus.
E como se tornou festa de São João? Para se converter, é necessário aceitar Jesus como seu único Salvador de todo coração. E na história do Evangelho, existiu um homem chamado João Batista, que veio para preparar o caminho da vinda do Messias. Este por anunciar tais palavras e por falar duramente e seriamente, foi preso e posteriormente degolado durante o aniversário do Imperador Herodes a pedido de uma dançarina que o agradou. E alegrando-se a mãe da dançarina da morte de João, comemorou. E assim também comemorou Constantino, atribuindo a festa pagã ao deus Sol Invicto à Festa de São João, ou seja, ele comemorava o seu deus pagão e ainda comemorava também a morte de João Batista.

Jesus veio para nos salvar do pecado que nos condena. Ele é o único mediador entre nós e Deus, ninguém pode ir a Deus, senão por Jesus (João 14:6).
A festa de São João está aí, as músicas, as comidas, as fogueiras. O significado também está aí. A escolha é sua.
Ap. 2:29

"Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor." João 1:23a

3 comentários:

  1. Amor, tá muito bom o seu blog. Meu orgulho *-*
    E eu fico mais feliz ainda porque, com esse teu talento na escrita, você pode ser um instrumento usado pelo Pai pra abrir os olhos de muita gente.
    Deus te abençoe.
    Te amo
    Beijoca em você

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Takai! Muito bom cara! Informações ricas.

    Sugestão: quando você fizer uma pesquisa como essa, posta os links no final do post. Quem quiser conferir, ide e vede!

    ResponderExcluir